Mindful Eating

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Comer com atenção

Já ouviu falar de mindful Eating ? é uma técnica que usamos para perda de peso,

nada mais é do que comer com atenção plena, nós comemos o dia todo não é? E

esse processo de se alimentar misturado no nosso dia a dia acabou se tornando

automático, portanto as pessoas não prestam mais atenção no que comem e com

isso acabam comendo maior quantidade e pior qualidade de comida. Quando

faço a simples pergunta, para meu paciente “o que você jantou ontem?” a

maioria não consegue responder, “nossa não lembro” fora que hoje em dia

muitas pessoas se alimentam olhando o celular ou iped ou na mesa com o

computador ligado e perde totalmente a noção de saciedade, prazer, fome.

Os mecanismos que regulam nosso apetite são estimulados por diversos fatores

como por exemplo mastigação, contato do alimento com nosso estômago e

intestino quando a pessoa está desconectada de si comendo sem prestar atenção

ela acaba comendo e nem percebe que já está saciada e o resultado é comer mais.

Outro ponto importante é saborear a refeição, percebendo o seu sabor, textura,

se você não está prestando atenção não vai ter a satisfação do gosto, do prazer de

comer algum alimento gostoso e seu cérebro acaba pedindo mais, como se não

tivesse registrado que comeu aquele alimento, por exemplo; comer chocolate

assistindo televisão vai te fazer comer muito mais e nem saborear, enquanto que

se você estivesse prestando atenção comeria um pedaço e já ia ter a satisfação do

gosto

Esse exercício vai te deixar mais conectada com suas sensações de fome e

saciedade, perceber quando está com fome e quando está saciado, diminuindo o

comer emocional e compulsão

Que tal tentar fazer esse exercício de comer com atenção plena ? tente e depois

me conta o que achou

Até a próxima

Karina

 

Texto publicado no site http://www.constancezahn.com/a-importancia-de-comer-com-atencao/