top of page

5 cancelas que fazem sua barreira intestinal ser forte




Nossa barreira intestinal precisa ser forte e atuar como um meio de proteção do nosso corpo externo para interno.


Assim como um prédio precisa de seguranças que fazer o controle de quem pode ou não entrar para segurança dos moradores, nossa barreira atua da mesma forma, sabendo quem deve ou não tolerar, quem deve ou não absorver, com quem deve ou não lutar.


Sendo assim, para conseguir passar por essa segurança você precisa passar por algumas cancelas, para ai sim ter acesso ao nosso meio interno. Cada uma dessas cancelas oferecem um cuidado especifico que faz com que tenhamos uma barreira forte, segura e inteligente.


São essas cancelas:


1º Tight junctions: é a estrutura que aumenta ou não a permeabilidade da barreira.


2º Zonulina: Ela quem controla as tight junctions e diz quando deve ou não abrir.


3º Muco: Além de ser uma camada de proteção a mais da nossa barreira, ele também é responsável pela adesão da nossa microbiota.


4º Toll like receptors: Eles quem reconhecem tudo, são quem vão nos avisar se precisamos estar em alerta ou não, eles podem tanto gerar uma cascata de inflamação como alerta ou ativar atividade citoprotetora, e essas respostas serão diante do que eles reconheceram presente no no seu intestino.


5º Ácidos graxos de cadeia curta: o acetato, butirato e propionato são metabolitos produzidos por algumas das bactérias presentes na nossa microbiota, sua maior função é ter ação anti-inflamatória e protetora, eles regulam outros mecanismos que vão atuar na melhora da tolerância imunológica, além de estimularem produção de muco, que garante ainda mais fortalecimento da barreira.


6º EXTRA - microbiota comensal: ela é uma forte parte da nossa barreira por competir por espaço com bactérias patogênicas garantindo melhor equilíbrio da microbiota, além disso tem função anti-inflamatória e fazem parte de uma camada de barreira importante da nossa barreira. Quando em desiquilíbrio por baixa diversidade ou presença de bactérias mais inflamatórias você pode desenvolver diversos quadros sintomáticos no intestino e iniciar uma alteração da sua saúde de barreira intestinal.


Essas cancelas precisam estar sempre em equilíbrio, e diversos fatores desde alimentares ou mentais vem alterando essa proteção da barreira. Identificar sinais, sintomas e quadros clínicos que demonstrem uma barreia com hiper permeabilidade pode ser a chave principal para mudar o curso da sua saúde.



Você consegue hoje identificar se sua barreira esta forte ou precisando de reparos?


Compartilhe esse post com quem precisa saber dessas informações e se precisar de estratégias individualizadas agende a sua consulta com nossa equipe


Marque sua consulta 11 982055151


Comments


bottom of page