Os fitoterápicos adaptógenos são uma classe de fitoterápicos que diz respeito aos medicamentos à base de plantas, que são capazes de promover efeitos como reguladores metabólicos, proporcionando a capacidade do organismo em melhorar os seus mecanismos de defesa, se adaptar aos fatores ambientais e evitar eventuais danos causados por eles.
Os adaptógenos devem possuir obrigatoriamente 3 ações principais, sendo elas:
Não conter atividade específica e aumentar o poder do organismo contra agentes nocivos;
Promover o estado de normalização do metabolismo, independente do estado fisiológico do indivíduo;
Não causar danos ao organismo e nem influenciar mais que o necessário.
Os fitoterápicos adaptógenos também podem atuar como agentes estressores no corpo humano, estimulando efeitos semelhantes aos causados pelo estresse, a fim de induzir mecanismo de proteção contra ele.
Como exemplo dos inúmeros fitoterápicos adaptógenos existentes, com suas diversas funções é possível citar:
Centella asiática L.: Seus benefícios estão atrelados a alta quantidade de carotenóides, vitaminas, triterpenóides, flavonóides e polifenóis que ela possui. Desempenha ação antioxidante, antimicrobiana, anti diabética, cicatrização de ferimentos e efeito neuroprotetor.
Curcuma longa L.: A curcuma desempenha função importante sobre a regulação de enzimas, citocinas, fatores de crescimento e de transcrição. Além disso, age de forma eficiente na saúde demonstrando efeito protetor e preventivo em doenças neurológicas, pulmonares, hematológicas, cardiovasculares e inflamatórias.
Glycyrrhiza glabra L.: A glicirrizina e seus componentes ativos podem promover efeitos sobre a atividade esteróide endógena do indivíduo, assim como ação antiprotozoária, antiviral, antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e imunomoduladora.
Rhodiola rosea L.: Esse fitoterápico é capaz de estimular efeitos bioquímicos e fisiológicos auxiliando na saúde e motivação, por aumentar os níveis de dopamina, dando energia e disposição.
Withania somnifera L.: A Withania somnifera ou ashwagandha contém muitos compostos e fitoconstituintes, que possibilitam a ela propriedades que auxiliam na memória, capacidade intelectual, estado de estresse, ação antioxidante, neuroprotetor, ansiolítico, antidepressivo e imunomodulador. Melhora da ansiedade e fadiga.
Os medicamentos fitoterápicos podem interagir com alguns fármacos, sendo necessário sua utilização somente a partir de recomendação médica.
Saiba mais sobre fitoterápicos esse e-book exclusivo e gratuito!