As bactérias intestinais dependem totalmente de seu hospedeiro para fornecer os nutrientes necessários que podem promover o crescimento da microbiota. No entanto, bactérias produzem metabólitos durante seu ciclo de vida.
Esses compostos desempenham um papel fundamental na regulação do auto crescimento, desenvolvimento, reprodução, estimulam o crescimento de outros organismos benéficos, comunicação célula a célula e proteção contra fatores de estresse.
Os posbióticos são produtos do processo de fermentação realizado pelos probióticos no intestino. Em outras palavras, à medida que os probióticos se alimentam de prebióticos, os posbióticos são produzidos. Eles são basicamente o “desperdício” dos probióticos.
Esses resíduos de produtos não parecem ser muito úteis para nós. Mas, na verdade, eles são, de fato, responsáveis por várias funções importantes de aumento da saúde em nosso intestino
Apesar dos benéficos à saúde dos posbióticos não estarem totalmente elucidados, os estudos mostram que os posbióticos possuem diferentes propriedades funcionais, incluindo antimicrobiano, antioxidante e imunomodulador. Essas propriedades podem afetar positivamente a homeostase da microbiota e as vias metabólicas e de sinalização do hospedeiro, afetando assim reações fisiológicas, imunológicas, neuro-hormonais, regulatórias e metabólicas específicas.
Em geral, os posbióticos possuem várias propriedades atraentes, como estruturas químicas claras, parâmetros de dosagem de segurança e vida útil mais longa, que são muito procurados. Além disso, estudos mostraram que os posbióticos têm absorção, metabolismo, distribuição e habilidades de excreção favoráveis, o que pode indicar uma alta capacidade de sinalizar diferentes órgãos e tecidos no hospedeiro, provocando assim várias respostas biológicas.
Saiba mais sobre Probióticos e Prebióticos esse e-book exclusivo e gratuito!
Comments